FMD ANUNCIA ABERTURA DE POLOS DE XADREZ EM BAIRROS

SÃO BENTO DO SUL

Escolinha deverá ganhar novas unidades nos próximos meses

A Fundação Municipal de Desportos (FMD) de São Bento do Sul anunciou que está avançando com a expansão da atividade de xadrez para outros bairros da cidade. Atualmente concentrada no polo do bairro Centenário, a Escolinha de Xadrez deverá ganhar novas unidades nos próximos meses, permitindo ampliar o atendimento a mais alunos da rede municipal e estadual.

A expansão da modalidade ganhou impulso nesta semana com a chegada de 50 novos relógios digitais para o polo já existente. O investimento faz parte de um pacote maior voltado à estruturação do Circuito de Xadrez Escolar, que reúne anualmente mais de 400 participantes — já tendo alcançado o recorde de 571 alunos, com representatividade de 75% das escolas.

Gigante
Democratização –
De acordo com a FMD, a abertura dos polos tem como objetivo reduzir a fila de espera e facilitar o acesso ao xadrez em regiões mais afastadas do Centro. Além da compra de novos relógios, o setor também já iniciou a aquisição de jogos de peças e de um Xadrez Gigante, que poderá ser utilizado em eventos esportivos e ações sociais com foco na divulgação e democratização da modalidade.

Responsável pelo projeto há 22 anos, o professor Eduardo Quintana Sperb destaca que, com a contratação de uma auxiliar (que está em fase final de tramitação), o número de atendimentos poderá saltar dos atuais 70 alunos para mais de 200.

Visual
Acessível –
“O Xadrez Gigante permite levar o jogo para espaços públicos e escolas, proporcionando uma experiência mais visual e acessível. É uma ferramenta excelente para incentivar novos praticantes”, pontua Sperb.

O xadrez de São Bento do Sul segue obtendo bons resultados em competições oficiais, com representação nas equipes da Olesc, Joguinhos, Jasc e Parajasc, tanto no masculino quanto no feminino.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode seracessado aqui.