A mostra busca resgatar e valorizar a história da entidade
Entre esta terça-feira (20) e o dia 8 de março, o Museu Dr. Felippe Maria Wolff recebe a exposição “Sociedade Literária São Bento: 144 anos de literatura e resiliência”, que convida o público a conhecer a trajetória da sociedade literária mais antiga do Brasil. A mostra busca resgatar e valorizar a história da Sociedade Literária São Bento, destacando os principais e mais curiosos momentos de sua caminhada até o século XXI.
Ao longo de seus 144 anos de existência em São Bento do Sul, a instituição atravessou diferentes períodos históricos e contextos desafiadores, com especial destaque para o período da Segunda Guerra Mundial, reforçando seu papel de resistência cultural e preservação do conhecimento.
Resgate
Exemplares – Além do resgate histórico, a exposição oferece ao visitante uma oportunidade única de contato com livros raríssimos e mais que centenários, obras que, por si só, contam histórias que vão além de seu conteúdo textual. Esses exemplares revelam a presença essencial da literatura desde os primórdios da cidade até os dias atuais, evidenciando a Sociedade Literária como um ponto fundamental de mediação e encontro literário ao longo de gerações.
Curadoria
Aberta ao público – A curadoria da exposição é assinada por Ana Julia Silva de Oliveira, que propõe um olhar sensível e informativo sobre a relevância da literatura e da memória cultural para a construção da identidade local. A visitação é aberta ao público durante o período da exposição, reforçando o papel do museu como espaço de preservação, educação e acesso à história de São Bento do Sul.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.

