MARIANO SOLTYS (FILOSOFIA NO SUL): O MAIS CURIOSO É LEÃO XIV SER AGOSTINIANO

FILOSOFIA DO SUL SÃO BENTO DO SUL

Agostinho escreveu uma obra famosa, que todo o cristão deveria ler

Por Mariano Soltys,
filósofo e professor

Com a eleição do Cardeal Robert Prevost como Papa, notamos uma atenção especial com a Igreja Católica, que ainda é a religião mais praticada no Brasil, com tradição e uma história muito presente em nosso País. O querido Papa já passou por aqui há algum tempo, tomou uma cerveja quando esteve em nossa terra.

Também já esteve em jornada da juventude, bem como além de norte-americano, ele teve grande missão junto ao Peru, sendo que até cidadania possuía, de nossos irmãos peruanos.

Um Papa na linha de Francisco, humilde e que escolheu um nome curioso, o de Leão XIV, o que faz lembrar-se de Leão XIII, que tantas conquistas fez para os trabalhadores, com sua Encíclica Rerum Novarum, que diferente do que se pensa, não é comunista, mas, sim, combatia o comunismo. Hoje o desafio da Igreja é a Inteligência Artificial.

Agostinho
“Confissões” –
Mas o mais curioso é ele ser agostiniano, e assim a filosofia de Santo Agostinho, ou Agostinho de Hipona, surge para nossa análise. Agostinho escreveu uma obra famosa, chamada “Confissões”, que todo o cristão deveria ler, mostrando uma pessoa com defeitos, mas que se arrepende e na conversão, encontra com Deus.

Também escreveu “Cidade de Deus”, relatando duas cidades, e assim nos faz refletir no que reservamos para o mundo, e para Deus, e o que nos reserva o Reino dos Céus. Também o filósofo teria ideias sobre o livre arbítrio, sobre o tempo, dizendo que apenas existe o presente, não sabendo muito nosso sobre o futuro, e o passado já teria acontecido. O mais curioso é em Agostinho a idéia de que a fé deve ser unida a razão, não procuramos assim uma fé cega.

Matemático
Caminho racional
– Não se deve confundir o Papa com outro matemático americano de mesmo nome, e também não se deve julgar tanto que pelo se fala, mas ter nele um vigário de Cristo, e assim representante de Pedro. Uma pedra na Igreja, desta feita.

Que um caminho racional seja a escolha, e pelas falas iniciais do Papa, é de esperar uma defesa dos pobres e da liberdade de expressão, além de se seguir os passos de Leão XIX, espera-se a doutrina social da Igreja, uma vez que essa não está fora da realidade, e tem de se preocupar com nosso trabalho e aposentadoria, os temas da encíclica daquele Papa.

Trabalhos acadêmicos
TCC –
Lembro de ter citado em meus trabalhos acadêmicos a Rerum Novarum, em mais de um TCC. Nos passos de Agostinho, que também se encontre uma patrística, os pais da Igreja e inspiração do que nos forma como cristãos. Possamos na lição de Santo Agostinho, viver o presente, sem se preocupar com o tempo do passado. 

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.