ROBSON RODRIGUES: PROJETO “SÉTIMA ARTE DENTRO DA EDUCAÇÃO”

ESFINGE (Devaneios e afins) SANTA CATARINA

Fazer o cinema que se produz em SC e penetrar os muros dos estabelecimentos de ensinos é garantir laços de afetividade e reconhecimento à indústria que já temos

Por Robson Rodrigues,
ator e diretor teatral

Cinema é, por primazia, a identidade de um povo, portanto, levar a produção às escolas da nossas cidade é um trabalho importante que cumpre a missão de ser espelho, no qual refletimos nossas características e olhares e refletimos também no sentido reflexão, ou seja, pensarmos sobre quem somos.  De nos reconhecermos nas telas do cinema? Que cinema produzimos? Que sotaques e formas de existir são nossos por característica?

Ninguém ama o que não conhece. Então, fazer o cinema que se produz em Santa Catarina penetrar os muros dos estabelecimentos de ensinos é garantir laços de afetividade e reconhecimento à indústria que já temos.

Edital Paulo Gustavo
Cria das artes
– Robson Henrique é proponente do projeto “Sétima Arte Dentro da Educação”, aprovado edital da Lei Paulo Gustavo, edição 2023. Robson é filho e sobrinho de dois dos mais velhos do movimento de teatro e dos cineclubes da cidade, no caso, respectivamente este colunista e de Rafael Nagel, ou seja, é cria das artes.

“Já trabalho com produções de cinema no Estado há algum tempo, e percebo que não nos vemos em cena, ou seja, não consumimos nossa sétima arte”, comenta Robson Henrique.

Crianças e adolescentes
Público principal –
O público principal do projeto são crianças e adolescentes em idade escolar de quatro escolas públicas de São Bento do Sul. As apresentações iniciaram segunda-feira (27) e prosseguem até esta quarta-feira (29).

Mas também buscamos atingir os funcionários das escolas e duas sessões serão para os pais dos alunos, assim, também buscamos atingir um público adulto, ainda que menor.

A arte e a cultura desempenham um papel muito importante em nossas vidas. A partir da arte e da cultura criam-se identidades e identificações, aprende-se coisas novas, estimula-se a criatividade e a imaginação, engatilham-se diversas emoções e sentimentos que nos podem ser úteis em diversos processos de nossa vida.

Quando falamos de crianças, da infância, de adolescentes, da adolescência e do desenvolvimento infanto-juvenil, esses processos se fazem ainda mais intensos e ainda mais importantes.

Integração
Cultura e lazer –
Além disso, levaremos também duas sessões aos pais dos alunos. Esta ação tem como objetivos: auxiliar em um processo de integração com a comunidade, levando os pais à escola para um evento cultural e de lazer e também propiciando uma conexão a mais entre pais e crianças/adolescentes; contribuir com o acesso à arte, à cultura e ao lazer também destes adultos.

Em uma sociedade tão desigual, o acesso à cultura e à arte também se torna difícil. Principalmente pessoas de baixa renda e/ou que moram longe dos centros urbanos acabam tendo maior dificuldade para consumir peças culturais como espetáculos teatrais e de dança, shows musicais, obras audiovisuais, exposições, entre outros.

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