PROGRAMA “NOVOS CAMINHOS” FORMA 41 ADOLESCENTES DA REGIÃO

SANTA CATARINA

Eles participaram de lares de acolhimentos dos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis e Canoinhas

O programa “Novos Caminhos” realizou neste mês a formatura de 41 adolescentes de lares de acolhimentos dos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis e Canoinhas. Todos os formandos realizaram cursos ao longo do ano de 2023. Na ocasião, também foram prestadas homenagens aos jovens de destaque, às equipes técnicas, às empresas e aos voluntários parceiros na iniciativa.

O empenho dos jovens foi destacado pelo juiz Felipe Nóbrega Silva, titular da 2ª Vara Cível da comarca de São Bento do Sul. “Quero parabenizar os jovens formandos pela conclusão dos cursos e pela dedicação ao projeto. Queremos que vocês atuem como protagonistas das próprias histórias, e para isso acreditamos na força transformadora da educação e da formação profissional”, discursou.

Nacionalização
Recente –
Também presente na solenidade, na condição de representante da Associação dos Magistrados Catarinenses, o juiz Fernando Orestes Rigoni, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Mafra, destacou o recente processo de nacionalização do Novos Caminhos, já replicado por outros tribunais do País.

“Muito se fala, e é verdade, sobre o futuro da sociedade, e o jovem é o futuro. Por isso hoje estamos auxiliando esses jovens a criar a autonomia necessária para ter o futuro da forma que escolherem. Essa é a essência do programa”, resumiu.

Fiesc
Protagonismo –
Para o vice-presidente da Regional Planalto Norte da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Arnaldo Huebl, o programa prova mais uma vez que a iniciativa de atender as necessidades da sociedade vale cada minuto dispensado e cada valor investido nestes 10 anos de funcionamento.

“Ao longo de todo este tempo trabalhamos de forma planejada e integrada para garantir às crianças e adolescentes um atendimento digno, responsável e eficiente. Em nome da Fiesc, que é uma das entidades protagonistas desde o surgimento do programa, eu registro o reconhecimento às empresas que entenderam nosso propósito e se uniram a ele”, frisa.

Trajetória
“Muito obrigado”
– A união de esforços entre o poder público, voluntários e entidades privadas foi reconhecida com o “muito obrigado” vindo daquele que já percorreu e venceu a primeira etapa de uma jornada. Com voz firme, o jovem contou sua trajetória à plateia emocionada.

“Hoje sou estagiário, mas já fui jovem aprendiz. Comecei com um curso, depois um emprego como jovem aprendiz, e continuo na empresa”, finalizou o garoto, orgulhoso e cheio de esperança no futuro.

O programa
Termo de Cooperação –
O programa foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Fiesc.

Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina; Ministério Público de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio.

Ainda: Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/SC; e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *