MARIANO SOLTYS (FILOSOFIA NO SUL): FÉRIAS ESCOLARES E CURSO PARA PROFESSORES

FILOSOFIA DO SUL SÃO BENTO DO SUL

A educação tende a melhorar e os profissionais merecem sua valorização

Por Mariano Soltys, filósofo e professor

Começaram as férias escolares, mas há poucos dias também ocorreu o curso de professores, que contou com inúmeras lições, palestras, dinâmicas e uma meta: elevar o Ideb. Esse índice da educação básica se foca em especial na matemática e português, através do SAEB, que será uma prova que deve ocorrer mais para fim de ano, assim garantindo a melhor qualidade da educação e trazendo mais recursos para as nossas escolas. Escolas do norte e nordeste estão com alto IDEB, enquanto as nossas precisam elevar esse índice. Para isso, o foco de professores será melhorar a capacidade de alunos para realizar essa prova do SAEB.

Escolas muito boas
“Enem” de professores –
Comecei a dar aulas por volta de sete anos atrás, e antes já visitava escolas com projetos culturais, de livros. Iniciei aulas em escolas muito boas, como o Celso Ramos, o Frederico Fendrich, o Carlos Zipperer Sobrinho e ainda no Ceja, atualmente ainda lecionando no Cedup.

Dos cursos de formação que fiz, esse atual foi o mais objetivo, procurando esse aspecto de avaliação de educação, o que se torna algo mais real e direto. O mesmo se diria do foco em Enem, que abre uma série de portas para jovens, não apenas para Universidades, mas para outras possibilidades.

Agora também vai correr o Exame de professores, unificado, o “Enem” de professores, que também trará uma forma de garantir mais professores para as escolas, que sentem a falta de profissionais e conta com vagas sem serem preenchidas.

Dinâmicas
Valorização –
Fato é que começam as férias escolares, mas os professores continuam em formação. Assim a educação promete ser ainda ideal, profissão digna e honrosa. Ao serem questionados sobre amarem lecionar, os professores confirmaram, em dinâmica. Também o grupo se mostrou muito unido, sendo que os professores realizaram dinâmicas que comprovaram sua mútua colaboração.

Fato é que a educação tende a melhorar e os profissionais merecem sua valorização, devendo ter melhores condições e aumento de salário. O SAEB é importante, mas aqueles que conduzem para um melhor desempenho também, como os professores, gestores, estudantes, que podem ter uma vantagem ao fazerem a prova, como ponto extra na nota ou algo semelhante. Fato é que o índice de Ideb pode melhorar.

Os filósofos eram professores exímios, e os sofistas primeiro parecem ter profissionalizado a função de educar, em troca financeira. Sempre tive o sonho de ser professor, e finalmente consegui essa realização, apesar de ter o que melhorar.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.