SERÃO INVESTIDOS QUASE R$ 80 MILHÕES NO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO, EM MAFRA, COM DUPLICAÇÃO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO
O governo estadual autorizou a liberação de recursos para a construção da nova torre do Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra. As obras vão duplicar a capacidade de atendimento da unidade e ampliar os serviços de média e alta complexidade na região do Planalto Norte e Nordeste.
O projeto receberá um investimento total de R$ 79,7 milhões ao longo dos próximos três anos, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Saúde. As obras estão previstas para começar dentro de 30 dias, a partir da assinatura do convênio, com previsão de conclusão em 30 meses.
Referência
Média e alta complexidades – O hospital São Vicente de Paulo é referência regional nos atendimentos eletivos e de urgência e emergência de média e alta complexidade para 13 municípios do Planalto Norte e mais cinco municípios do Nordeste de Santa Catarina.
O presidente do hospital, Valdecir Valoja de Collo, destacou a importância do projeto, afirmando que ele salvará vidas e vai melhorar significativamente o atendimento médico na região. “Atingimos mais de 670 mil pessoas do Planalto Norte e Nordeste. A obra irá alavancar o número de cirurgias e ampliar a capacidade de atendimentos”, disse.
A estrutura
Capacidade – A nova torre, que contará com 11 pavimentos e uma área construída de 14,8 mil metros quadrados, aumentará a capacidade do hospital com 120 novos leitos de internação, incluindo 100 leitos clínicos e cirúrgicos, bem como 20 leitos de UTI geral para adultos. Isso dobrará a capacidade de internações clínicas e cirúrgicas, passando de 7.500 para 15.000 internações por ano.
Além disso, a estrutura oferecerá 12 salas de cirurgia e 16 leitos de recuperação pós-anestesia, que irão aumentar a capacidade para a realização de 12 mil cirurgias eletivas e de urgência, de média e alta complexidade, por ano. Contará também com um Centro de Esterilização de Materiais e Heliponto no pavimento superior da torre para agilizar a captação de órgãos e transporte aéreo de pacientes graves.
SUS: 85% dos atendimentos
Abrangência – A unidade realiza anualmente, 10.000 internações, 6.000 cirurgias, 70.000 exames de imagem, 50.000 consultas especializadas, 18.463 atendimentos de Urgência e Emergência e 3.000 procedimentos de hemodinâmica, atendendo a uma parcela significativa de pacientes do SUS, com 85% dos atendimentos provenientes do sistema de saúde público.
Com uma população de abrangência de mais de 670 mil habitantes, atende 4 altas complexidades: Ortopedia e Traumatologia, Neurocirurgia, Cirurgia Cardiovascular, Cardiologia Intervencionista/Hemodinâmica/Eletrofisiologia e Cirurgia Vascular. Além de cirurgias em mais de 20 especialidades cirúrgicas de média complexidade.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.