Os sintomas são parecidos com os da dengue e da chikungunya; vetor é um minúsculo inseto conhecido como “maruim”
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) informam o Estado já possui 78 casos de Febre do Oropouche em Santa Catarina. Dois destes casos foram constatados em Corupá, município vizinho a são Bento do Sul. As primeiras ocorrências em território catarinense foram confirmadas no final do mês de abril.
Uma série de ações complementares será desenvolvida pelas Secretarias Municipais de Saúde em conjunto com o Estado, como sistematizar as informações dos casos suspeitos e confirmados (deslocamentos, sintomas, quadro clínico, etc), coleta de vetores para levantamento entomológico e encaminhamento de amostras de outros pacientes para testagem pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença.
Dor de cabeça
Repouso – Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da rede municipal de saúde.
Inseto
Vetor – O vetor da Febre do Oropouche é um minúsculo inseto popularmente conhecido como “maruim”, ou “mosquito pólvora”, ou, ainda, “pórvinha”.
Casos por município
Quais – Confira onde e a quantidade.
-Corupá: 2
-Antônio Carlos: 2
-Benedito Novo: 1
-Blumenau: 3
-Botuverá: 16
-Brusque: 6
-Guabiruba: 1
-Ilhota: 5
-Jaraguá do Sul: 1
-Luiz Alves: 35
-Schroeder: 3
-Tijucas: 2
-Total: 78
Foto Prefeitura de São José/SC
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.