O tártaro, a gengivite e a hiperplasia gengival são muito comuns em cães e gatos e podem trazer sérios problemas de saúde
Por Carolina Cristofolini,
médica-veterinária
Com o aumento da inflamação, as bactérias entram na corrente sanguínea do cachorro, abrindo brecha para uma série de complicações. A endocardite (infecção do revestimento interno do coração, geralmente envolvendo as válvulas cardíacas) é uma delas, e ocorre quando as bactérias chegam ao coração do animalzinho.
Ela pode causar insuficiência cardíaca, edema pulmonar e liberar corpos estranhos que bloqueiam a circulação. A endocardite também pode afetar os rins e fígado do cão, causando problemas renais e hepáticos.
Uma vez na corrente sanguínea, as bactérias do tártaro podem gerar outras doenças graves. O histórico de saúde do cachorro e a predisposição dele podem acelerar essas complicações e levá-lo à morte.
Prevenção
Petiscos – A melhor forma para seu animal não correr esses riscos é prevenindo com a escovação e com alguns petiscos que facilitam a limpeza, porém, é importante levar seu animal ao médico veterinário para realizar a profilaxia (limpeza dos dentes) ao notar que seu animal está com mau hálito, placa ou tártaro.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.