Todos os veículos da frota serão contemplados com a medida
O governo são-bentense e a Coletivos Rainha começaram a implantação de câmeras de monitoramento em 100% dos veículos da frota do transporte público coletivo urbano. A medida integra o conjunto de ações voltadas à modernização do sistema e ao aumento da segurança de passageiros e trabalhadores do transporte.
Os equipamentos já estão sendo instalados e fazem parte do Sistema de Vigilância de Frota e Estações, que permitirá o registro de imagens no interior dos veículos e em pontos estratégicos da operação.
O objetivo é inibir ocorrências como furtos, depredações, agressões, assédios e outros incidentes, além de auxiliar na apuração de fatos e na preservação do patrimônio público e da concessionária.
Controle operacional
Critérios legais – As imagens também contribuirão para melhorar o controle operacional e a qualidade do serviço prestado à população, funcionando como ferramenta de apoio à gestão do sistema de transporte.
A utilização das imagens seguirá critérios legais e de segurança. Os registros possuem caráter sigiloso e poderão ser solicitados apenas para finalidades específicas, como apuração de ocorrências, investigações, processos administrativos ou judiciais, mediante requisição judicial ou solicitação formal e fundamentada do Poder Público.
O tratamento dos dados observará a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a proteção da privacidade dos usuários e o uso responsável das informações.
Recarga
Crédito – Outra melhoria que está sendo implantada é a atualização do sistema de recarga dos cartões do transporte coletivo. Anteriormente, a compensação dos créditos podia levar até 48 horas para ser concluída.
Com a modernização do sistema, esse prazo será reduzido significativamente, passando a ocorrer, em média, em até 4 horas, trazendo mais agilidade e comodidade aos usuários.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.


