Veículo está exposto em um abrigo ao lado da entrada principal do cemitério público central
A Carroça Fúnebre de São Bento do Sul, construída em 1935 pelo artesão Frederico Fendrich, foi tombada como patrimônio cultural do município. O tombamento foi homologado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de São Bento do Sul (Compah).
A carroça fúnebre é considerada um bem de grande valor histórico e cultural, pois representa as práticas funerárias tradicionais da cidade e da região entre as décadas de 1930 e 1970. Além disso, é um símbolo de respeito, dignidade e identidade comunitária.
Restauração
Preservação – A carroça foi restaurada pela família Fendrich, segundo o Compah, e está instalada em um abrigo ao lado da entrada principal do cemitério público central. O tombamento visa garantir a preservação e difusão do bem, consolidando-o como importante referência da história local e regional.
Restos mortais
Padre Fidélis – Em 21 de agosto de 2022 a carroça foi utilizada para trasladar os restos mortais do Padre Fidélis Tomelin do Cemitério Municipal para a Igreja Matriz do Puríssimo Coração de Maria, sendo acompanhado por centenas de fiéis.
Em 20 de fevereiro de 2024 foi entregue à comunidade a finalização da reforma do expositório da histórica carroça fúnebre, via Secretaria de Obras.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.