Talvez como os romanos, preocupamo-nos com o começo de algo novo e incerto
Por Wilson de Oliveira Neto, historiador

A vida cotidiana possui um ritmo intenso. As coisas acontecem e as pessoas, envolvidas com os seus afazeres, acabam não prestando atenção nas palavras e nas coisas que existem ao seu redor. Essas, por sua vez, não existem por acaso e têm historicidade, que quando reveladas, dizem muito sobre o patrimônio cultural ao qual pertencem.
Os meses que formam o calendário gregoriano são um exemplo. Por meio deles, as pessoas organizam duas tarefas corriqueiramente, sem se tocarem de que suas origens e nomes possuem significados culturais e históricos.
Porta do céu
Dia e noite – É o caso do mês de janeiro. Seu nome deriva de Jano, divindade romana alusiva aos “inícios”, que segundo a mitologia, diariamente, abria e fechava a porta do céu, conhecida como Ianua, sendo Jano responsável pelo dia e pela noite, além de uma das razões para ele ser representado como um ser de duas faces opostas.
O ano cívico romano começava em março e acabava em outubro. Essa delimitação estava relacionada com as atividades militares de Roma, sendo os meses de janeiro e fevereiro (de Februus, deus das purificações) tempos de transições.
Celebração
“Roma” – Era comum entre os romanos, toda vez que iniciavam um empreendimento novo, honrar Jano por meio de uma celebração, a exemplo do centurião Lúcio Voreno, da minissérie “Roma” (HBO), que ofereceu uma festa antes de abrir sua venda de escravos, trufas e demais artigos importados da Gália.
Apesar da comida, da música e, naturalmente, do vinho, a festa – assim como os demais aspectos do cotidiano romano – tinha um caráter religioso, cujo desfecho representaria o sucesso e o fracasso de Voreno em seu empreendimento.
Sete ondas
Lentilhas – Quem sabe estejam aí as origens de alguns dos nossos costumes de Ano Novo, pois, tal como os romanos, preocupamo-nos com o começo de algo novo e incerto. Daí, por exemplo, comermos lentilhas, pularmos sobre sete ondas e desejarmos feliz Ano Novo à meia-noite, quando janeiro, o mês de Jano, inicia-se.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.