Plantão durante as férias coletivas terminou sexta-feira
Todos os setores da Secretaria de Saúde de São Bento do Sul retomaram as atividades nesta segunda-feira (20). O plantão efetivado durante as férias coletivas, iniciado em 19 de dezembro, terminou na sexta-feira passada. Durante o período, conforme o governo municipal, foram prestados mais de 9 mil atendimentos, dentre consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além da dispensação de medicamentos.
O trabalho foi coordenado por meio de escalas de atendimento, garantindo que a população tivesse acesso contínuo e de qualidade aos serviços de saúde essenciais, mesmo durante o período de férias.
ESFs
Continuaram – As unidades que permaneceram abertas durante o plantão foram a ESF 2 Serra Alta, ESF 3 Centenário, ESF 6 Cruzeiro, Central e 25 de Julho. Além disso, diversos outros serviços também continuaram a ser oferecidos, como o atendimento de pediatria e ginecologia/obstetrícia, Farmácia Central, raio-x, Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Vigilância Sanitária e Epidemiológica.
Os atendimentos noturnos, realizados entre os dias 6 a 17 de janeiro, foram concentrados nas unidades ESF 2 Serra Alta, ESF 3 Centenário e ESF 6 Cruzeiro, das 17h às 21h.
Durante este período, as principais demandas atendidas foram: diarreia e gastroenterite (252 atendimentos), infecção aguda das vias aéreas superiores (212 atendimentos), dorsalgia (173 atendimentos), cárie dentária (128 atendimentos) e doenças da polpa e dos tecidos periapicais (126 atendimentos).
Procedimentos
Serviços – Além disso, os procedimentos mais procurados e realizados foram a aferição de pressão arterial (4.931 procedimentos), aplicação de injetáveis (1.175 procedimentos), vacinação (1.170 procedimentos) e curativos (502 procedimentos).
Vale destacar que, desde o dia 8 de janeiro, alguns serviços especializados já retornaram ao atendimento normal, como os centros de Atendimento ao Diabético, à Mulher, de Especialidades Médicas, de Especialidades Odontológicas, além do CAPS e das Terapias (fonoaudiologia e terapia ocupacional).
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.