SANTA CATARINA INICIA ESTUDO DE VIABILIDADE COM CÂMERAS DE RECONHECIMENTO FACIAL

Segurança

Após o período de avaliação na capital, o sistema deve ser expandido para outras regiões do Estado

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC) iniciou o estudo de viabilidade técnica para a implementação da tecnologia de reconhecimento facial, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta das Forças de Segurança. Os estudos iniciais ocorrem em Florianópolis. A expectativa é que, após o período de avaliação, o sistema possa ser expandido para outras regiões do Estado.

Pontos estratégicos
Identificação –
O sistema conta com câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade, integradas a uma plataforma para consultar os registros com restrições validadas no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) e Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), permitindo a identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto. A tecnologia possibilita uma reação rápida dos policiais, aumentando a eficiência no combate à criminalidade e prevenindo incidentes durante grandes eventos.

Localização
Integração –
Além da segurança preventiva, a tecnologia também pode auxiliar na localização de pessoas desaparecidas e na identificação de possíveis suspeitos envolvidos em crimes. “O objetivo é integrar e dar sinergia a todas as Forças de Segurança do Estado e até municipal, para manter um carnaval divertido e tranquilo. Vamos ter o monitoramento e reconhecimento facial nos principais pontos dos eventos”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

Mandado de prisão
Em aberto
– Durante o primeiro grande evento do Carnaval 2025, o sistema de reconhecimento facial já demonstrou sua eficácia. Na tarde desta sexta-feira, 21, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) prendeu um homem com mandado de prisão ativo no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, onde ocorria a abertura do bloco Berbigão do Boca. A identificação foi feita pelas câmeras do sistema da SSP, permitindo uma abordagem rápida e segura da guarnição presente no local. O suspeito foi conduzido para os procedimentos legais.

Foto PMSC/Divulgação

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *