PROGRAMA AMBIENTAL SÃO-BENTENSE RECONHECIDO PELO ESTADO

SÃO BENTO DO SUL

“Câmbio Verde” faturou uma das categorias do Prêmio Fritz Müller

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de São Bento do Sul foi reconhecido com o Prêmio Fritz Müller 2025, uma das mais importantes premiações ambientais do Estado, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC). O programa “Câmbio Verde” foi o vencedor na categoria Reciclagem.

O programa, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e entidades parcerias, incentiva a população a trocar materiais recicláveis por alimentos frescos produzidos por agricultores locais. As edições ocorrem mensalmente nos bairros Serra Alta, Cruzeiro e Centenário, e já foram realizadas também no bairro Brasília. As próximas datas e locais das trocas serão divulgados em breve.

Toneladas
Quanto – Somente em setembro de 2025, foram recolhidas cerca de 18 toneladas, e de janeiro até agora, o programa já acumula aproximadamente 147 toneladas de materiais destinados à reciclagem. A cerimônia oficial de entrega do Prêmio Fritz Müller está marcada para o dia 4 de dezembro, em Florianópolis, em evento reservado para convidados.

Segundo
PSA – Este é o segundo Prêmio Fritz Müller conquistado pelo Samae. O primeiro reconhecimento foi recebido com o projeto PSA – Pagamento por Serviço Ambiental, iniciativa que também reforça o compromisso do município com a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade.

Em 2025, o Samae já havia sido destaque ao receber Menção Honrosa no Prêmio ODS Santa Catarina, na categoria Poder Público, durante o Fórum Brasil ODS, realizado em Joinville. O reconhecimento reforça o compromisso de São Bento do Sul com as práticas sustentáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Saiba mais
Materiais – A população pode participar das próximas edições do programa trocando materiais recicláveis por alimentos.

Podem ser entregues:

-Plástico: sacos, potes, garrafas PET, brinquedos, isopor, copos plásticos;

-Metal: latas de bebidas, tampas, panelas, alumínio e ferragens;

-Papel: caixas, jornais, revistas, papelão e embalagens tipo Tetra Pak;

-Vidro: garrafas, copos, vasos e frascos (inteiros ou quebrados).

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.