Fato é que os problemas modernos apenas atualizam o que os antigos superavam, e cedo ou tarde aprendemos a viver
Por Mariano Soltys,
filósofo e professor
Cada vez encontramos muitos problemas ao longo da vida. Ficar indiferente frente a isso é fundamental, a fim de não entrar em crise ou se desesperar. Para isso vieram os ensinos de filósofos estoicos, como Zenão, Sêneca, Marco Aurélio e outros, de modo que seu pensamento era ético, voltado à vida e à prática.
Não era difícil entre eles tratar de temas como envelhecimento, amizade e morte, que fazem parte de todos nós, que em certo momento passamos por isso, seja conosco mesmo, seja com pessoas com quem convivemos.
Expectativas
Cartas – Alain de Botton, outro filósofo, mas contemporâneo, mostra que um problema de expectativa pode ser o que mais prejudica, quando são muito elevadas as expectativas. Fato é que os problemas modernos apenas atualizam o que os antigos superavam, e cedo ou tarde aprendemos a viver.
Os problemas diminuem quando agimos de forma indiferente frente a eles, não nos perturbando. Os estoicos ensinavam muito mais, porém fica essa lição valiosa. Até o apóstolo Paulo teria trocado, talvez, cartas com Sêneca.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.