ISTs PODEM SER DIAGNOSTICAS NAS UNIDADES DA REDE MUNICIPAL, GRATUITAMENTE, LEMBRA A SECRETARIA DE SAÚDE
O teste rápido é a melhor maneira para a pessoa ter o diagnóstico de algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como sífilis, HIV, hepatite B e C. O atendimento, diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Eles são rápidos e sigilosos. Os testes estão disponibilizados em todas as Unidades de Saúde e na Vigilância Epidemiológica. Nas unidades em horário estendido, até ás 21 horas, o teste é realizado no período noturno também. Os interessados podem procurar as unidades solicitando o teste rápido e se der resultado reagente a Unidade de Saúde já faz o encaminhamento necessário”, comenta a coordenadora do setor de ISTs e Aids, Elaine do Padro.
Eram DSTs
Vírus e bactérias – Antes denominadas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.
Como se manifestam
Sintomas – Podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais. E ainda possíveis sintomas como dor pélvica, ardência ao urinar e lesões de pele.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.