A Organização da Nações Unidas não tem conseguido apaziguar os ânimos dos países conflituosos
Por Diego Andrade, professor
O mundo tem sangrado nos últimos anos. A ONU (Organização da Nações Unidas) não tem conseguido apaziguar os ânimos dos países conflituosos. A Guerra entre Rússia e Ucrânia se aproxima do seu terceiro ano. Uma guerra não somente bélica, mas também de retóricas.
A ONU que teria em tese que zelar pela paz mundial, nada consegue fazer para encerrar o conflito. Essa organização me recorda muito a antiga Liga das Nações, criada após o fim da Primeira Guerra Mundial, com a missão de promover a paz, mas fracassou precocemente.
Fantoche
Pautas – A Organização das Nações Unidas não passa de um fantoche das maiores potências. Se os grandes países realmente tivessem o interesse em zelar pela paz mundial, todas as nações teriam o poder de votar e vetar as pautas inseridas no conselho.
O massacre do povo palestino é outro exemplo, outro crime contra a humanidade: crianças, mulheres e idosos tem sido mortos diariamente e o mundo apenas assiste, nada é capaz de barrar essa mortandade sem fim.
Temendo pelo futuro
Tendência – Temo pelo nosso futuro como humanidade. Se não produzirmos mecanismos eficazes contra os conflitos futuros, a tendência é que as economias entrem em colapso, pois no mundo capitalista o mercado financeiro está interligado.
Nos resta torcer para que os líderes mundiais controlem os ânimos. A paz talvez seja uma utopia, mas por mais utópico que seja, eu sonho com um mundo de esperança e paz, onde todos possam viver livremente, sem medo de ser feliz.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.