Aqueles que atentam contra a democracia têm que ir para a cadeia, não importa o número de estrelas no peito
Por Diego Andrade, professor
A cultura do golpe no Brasil foi introduzida pelos portugueses e perdura por centenas de anos. O território brasileiro já foi palco de diversos golpes e tentativas de golpes. Tudo iniciou com a chegada dos portugueses em terras tupiniquins. Os nativos que aqui habitavam foram saqueados pelos invasores, e até hoje os mesmos precisam lutar pra garantir minimamente um pedaço de terra para sobreviver.
Vários outros golpes ocorreram ao longo da nossa história. A tentativa de perpetuar a monarquia em nosso território terminou em 1889, a então Proclamação da República foi arquitetada e colocada em prática pelos militares, que romperam com a monarquia e os expulsaram os monarcas daqui, dando início a era republicana das oligarquias.
Primeira República
1930 – A Primeira República terminou com o golpe de 1930 que levou Getúlio Vargas ao poder e deu início à chamada Era Vargas. O movimento foi liderado por representantes dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, que tinham como objetivo pôr fim à República Oligárquica no Brasil. Esse advento teve ampla participação dos militares.
Autoritarismo
1964 – Em 1964 a democracia brasileira foi abolida pelos militares, que ficaram 21 anos no poder, período que ficou marcado pelo autoritarismo, censura, violência e cassação de direitos. Os militares tiveram participação fundamental na maioria dos golpes que aqui ocorreram. Para muitas pessoas o exército era o poder moderador no nosso país.
O jogo virou
Tentativa frustrada – Recentemente parece que o jogo virou. A tentativa frustrada de golpe em 2022 teve como uma das consequências a prisão do general de quatro estrelas Braga Netto, acusado de arquitetar o golpe contra o Estado Democrático de Direito.
Esse acontecimento é um marco para a história do País. Aqueles que atentam contra a democracia têm que ir para a cadeia, não importa o número de estrelas no peito. Já dizia Ulisses Guimarães, traidor da Constituição é traidor da pátria! Sem anistia!
Fotos Arquivo Nacional e Marcelo Camargo/Agência Brasil
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.