(Coluna) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: BOA OU MÁ?

FILOSOFIA DO SUL SÃO BENTO DO SUL

FATO É QUE A MODERNIDADE GERA SEMPRE CRISES SOCIAIS

Por Mariano Soltys, advogado e professor

Recentemente houve a polêmica em torno de uma Inteligência Artificial (IA), pois o dono de uma rede social criticou e pediu a paralização de estudos em torno desta. Isso me fez lembrar do começo da internet, quando na universidade local se fez um Júri Popular e alguns alunos defendiam a internet, já outros a acusavam. A defesa ganhou e a internet foi inocentada. Atualmente se poderia fazer de forma igual com a IA, que anda auxiliando uma infinidade de pessoas no seu trabalho, além de servir para finalidades como textos, lições, pesquisas, etc.

O tema pode ainda se desenvolver, e a ficção científica em muitos filmes e séries já mostrou o futuro próximo em relação à IA, e as coisas devem desafiar bem a nossa sociedade e moral atuais. Quanto mais a IA se assemelhar ao nosso comportamento e substituir muitas profissões, mais vai ter oposição e inimigos, o que será comparável às revoluções industriais, nas quais trabalhadores perderam seus empregos pelas máquinas.

Fato é que a modernidade gera sempre crises sociais, e que uma nova ordem surge, de modo que todos têm de se adaptar. Surgirão novos conspiradores e conspirações, conservadores e tudo mais para combater esse novo mundo que vem agora inevitável, e a modernidade ou pós-modernidade gerará um certo reset social.

CASAMENTO DA NOVELA – Recentemente numa novela ocorreu o caso de um casamento: a noiva brincou e disse “não” na cerimônia, tendo essa anulada e o casamento necessitando um novo momento para se concretizar. Como disse um artigo jurídico, falar “não” em casamento, mesmo que de brincadeira, pode levar a não se efetivar o casamento. É uma formalidade da lei, a qual exige a capacidade, bem como não se arrepender ou ser coagido a se casar. Tem esse ritual.

Na novela a brincadeira custou caro, e está baseada em fato real, pois o celebrante não aceitou a situação e o casamento teria de ser refeito. O artigo 1538 dispõe que os contraentes fizeram como no caso da novela, o casamento seria suspenso, e não se poderia retratar no mesmo dia. Foi o que ocorreu. Surpreendendo a todos, o celebrante disse “o casamento está cancelado”. E ainda disse a noiva, consolando: “Volta para o status de noivo”.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *