O filme catarinense retrata um tema curioso
Por Mariano Soltys, filósofo e professor

O filme catarinense “Um Dia Extraordinário” retrata um tema curioso, que realmente aconteceu em nosso Estado: o agroglifo, também chamado de círculo inglês. São aquelas figuras desenhadas em plantações.
O fenômeno, antes de extraterrestre, poderia se dar por outros motivos ou formas, como alguma ação paranormal, o que é estudado pela parapsicologia. Essa ciência também estuda fenômenos como o UFO, e assim tenta desmistificar muita coisa. Na TV também passou o documentário de ET de Varginha, esses tempos, o que alimenta mais ainda essa temática, presente no filme, que passou no final de semana.
Senhora
Viúva – Antes de ver o filme como mera ficção, se pode mostrar a realidade do fenômeno, que vem ocorrendo em plantação de cidade de Ipuaçu, em Santa Catarina. No que se refere a filme, este retrata uma senhora viúva, que é interessada em fenômeno UFO, e que tem próximo de onde mora, a ocorrência desse agroglifo, assim aparecendo em entrevistas, bem como reunindo a família, antes dispersa e sem muito contato.
O tema do filme mostra mais essa relação familiar que o fenômeno, apesar do agroglifo sem um protagonista. Uma boa produção, que pode leva o nosso estado para mais turismo, sendo um dos focos atuais das notícias locais.
Parapsicologia
Psi – Mas a parapsicologia tem outras teorias, além de Ets, para os agroglifos. Muito se relaciona a energia psi, uma parte de nossa mente, que de forma paranormal, interfere, mesmo à distância, ou mesmo não sendo perceptível. Isso vai desde certo plasma, até essa energia de modo coletivo, o que formaria esses círculos e figuras em plantações. Uma psicocinese em massa.
Também se tem a teoria da Terra se comunicando. Antigos místicos tinham a teoria de uma alma do mundo, então nosso planeta seria vivo, e mais, inteligente. Seria uma expressão da própria Gaia.
Depois se poderia pensar em entidades, ou seres se comunicando, como Ets, espíritos etc. Mas isso seria uma teoria mais ousada, não que talvez não seja. Ocorre de se presenciar luzes e OVNIS perto desses agroglifos ou círculos ingleses.
Fortes emoções
Enredo – De qualquer modo, a família se encontra distante e cada vez mais se torna um dia extraordinário, se reunir parentes, conversar e sentar-se em uma mesa. A mãe, ou protagonista, assim no filme, vive fortes emoções, tendo para si uma satisfação em sentir certa em suas teorias, buscas e mesmo anseios, como de um reencontro com filhos.
Seja algo raro como um Ovni, bem como a família em harmonia, de qualquer modo o filme retrata um dia extraordinário, tendo bom enredo e levando a um gostinho de quero mais. Mas muito desse agroglifo pode ser apenas de produção humana, e nada mais.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.


