GUILLERME SLOMINSKY: A ARTE É PRA TODO MUNDO

"FRAGUIMENTOS" SÃO BENTO DO SUL

olhar para o mundo sem uma expressão dos nossos sentimentos pode ser cruel

por guillerme slominsky

já ouvi dizer que arte não é para quem é conformado e não me conformo com isso. é porque eu não entendo a conformidade como algo bom ou ruim, mas natural. pietà é uma obra clássica do michelangelo (a mais descolada das tartarugas ninja) ele esculpiu uma fiel representação de jesus morto nos braços da própria mãe.

as expressões, o tecido, a pele, toda a composição é simplesmente irretocável, segundo a crítica. na época, entretanto, nem todo mundo interpretou dessa forma, tiveram várias pessoas que odiaram a representação da virgem, por ser “alta demais”, “infantil demais”, etc.

destinos
martelo –
em 1972, um cara que acreditava ser jesus invadiu a basílica de são pedro, no vaticano, e simplesmente atacou a imagem utilizando um martelo e quebrou uma parte do braço de maria e do tecido.

depois disso, o lugar teve que aumentar as medidas de segurança e reposicionar a obra pra evitar que algo parecido acontecesse novamente. é tão difícil aceitar que ambos, embora compartilhassem tão pouco em comum, pudessem ter seus destinos unidos por um ponto: a inconformidade.

pietà
casa própria – na roda das emoções, de robert plutchik
, vemos raiva, tristeza, insegurança, insignificância. mas nenhuma menção ao sentimento de conformidade ou da falta dele.

vemos então a biografia de michelangelo: ele causava inveja por seus talentos já aos 14 anos de idade, esculpiu pietà com 23 anos.

com 23 anos, eu mal consegui financiar uma casa própria no the sims. então qual era, afinal, sua inconformidade? sua origem não era nobre, mas aos 15 vivia confortavelmente em um palácio da família mais rica da itália, cercado de criados e não gastava seu tempo com outra coisa que não fosse a própria arte.

inconformidade
melhor palpite –
qual a inconformidade dele? o meu melhor palpite seria: a própria realidade. olhar para o mundo sem uma expressão dos nossos sentimentos pode ser cruel, e mesmo com todo o conforto do mundo, o cara ainda passava por esse mesmo lugar: a inconformidade.

mesmo sendo genial, beirando a perfeição, irretocável, o michelangelo falhava em ser qualquer outra pessoa que não ele. e, se ele não sou eu, não entende tudo que se passa aqui dentro.

humanos
ser artístico
– então talvez, e só talvez, a frase esteja equivocada, não porque a arte seja, no final, para as pessoas conformadas, mas porque inconformidade seja parte do que nos faz humanos.

ser humano é ser artístico, é ficar inconformado, a arte é a transmissão da sua inconformidade em forma física, para que exista e seja vista.

já registrou sua inconformidade hoje?

até a próxima!

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.