Embora o feriado seja bem-vindo, já passou da hora de revermos esses e outros episódios pomposos da história oficial brasileira
Por Wilson de Oliveira Neto, historiador

Comemora-se nesta sexta-feira (15) o aniversário de 135 anos da Proclamação da República no Brasil. Desde a Constituição de 1891, a primeira das cinco constituições republicanas que o País teve até hoje, o Brasil é uma república presidencialista, sendo somente em um curto período de tempo, no começo da década de 1960, que o sistema político federal foi parlamentarista.
De acordo com o dicionário Aulete Digital, a palavra “proclamação” significa a ação ou o resultado de “anunciar publicamente” algo. O evento histórico conhecido como Proclamação da República, cujo feriado nacional estamos a gozar, não foi bem uma proclamação.
Pequeno grupo
Golpes e rebeliões militares – O que ocorreu na manhã do dia 15 de novembro de 1889 nada mais foi que um golpe de Estado contra a monarquia promovido por um pequeno grupo de republicanos civis e militares reunidos na cidade do Rio de Janeiro, na época, Município da Corte.
O primeiro de uma série de golpes e rebeliões militares que, eufemisticamente, ficaram conhecidos como “revolução” (a elite faz revolução, já a arraia-miúda faz revolta) e que, volta e meia, servia para desestabilizar a República.
Desde o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, a monarquia brasileira sofria um lento processo de desgaste e isolamento político, ao mesmo tempo em que novas forças políticas se afirmavam no País, em especial, os militares do Exército, cuja identidade corporativa se fortaleceu durante o duro conflito contra as forças paraguaias.
O longevo imperador
Impressão – A falta de reação da monarquia, em especial, de D. Pedro II contra um golpe que poderia ter sido facilmente desbaratado dá a impressão de que, na verdade, o longevo imperador estava farto de reinar.
Embora o feriado seja bem-vindo, já passou da hora de revermos esses e outros episódios pomposos da história oficial brasileira, construída e ensinada ao longo desses 135 anos de regime republicano. Sim, foi golpe, sim.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.