UTILIZADO POR EMPRESAS DA REGIÃO, PORTO DE SÃO FRANCISCO LIDERA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS

Economia

O RECORDE FOI IMPULSIONADO PRINCIPALMENTE PELA SUPERSAFRA DE SOJA E MILHO, COM GRANDE AUMENTO DE EXPORTAÇÕES PARA A CHINA

O Porto de São Francisco do Sul, utilizado por empresas de São Bento do Sul e outros municípios da região, é a estrutura portuária que mais movimentou carga em Santa Catarina em 2023 (12,4 milhões de toneladas), ultrapassando os terminais portuários privados Portonave, de Navegantes (11,5 milhões), e de Itapoá (8,3 milhões).

Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) no início de novembro e se referem aos nove primeiros meses deste ano.

São Francisco também lidera no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: aumento de 26% com relação ao mesmo período de 2022, quando movimentou 9,8 milhões de toneladas. Na sequência, seguem Portonave (+21,6%) e Itapoá (+13,3%).

Grãos

China – O recorde do porto de São Francisco do Sul foi impulsionado pela supersafra de soja e milho, já que a exportação destes grãos para a China chegou a 7,5 milhões de toneladas em 2023 no local, o que representa 60,5% do total.

O aumento generalizado na movimentação dos portos catarinenses ocorre ao mesmo tempo em que o Porto de Itajaí se encontra praticamente sem operação. A maior parte de sua estrutura está sem contrato de concessão há meses.

Licitação provisória

Adiamentos – A licitação provisória, promovida pela Antaq desde agosto, sofreu adiamentos e, no momento, há a expectativa pela homologação da vitória da terceira colocada na disputa, a empresa Teconnave Terminal de Contêineres de Navegantes S/A.

Foto Porto de São Francisco

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *