Mariano Soltys: FINADOS E HALLOWEEN

FILOSOFIA DO SUL SANTA CATARINA

QUE COMEMOREM OU VIVAM SUA JUVENTUDE, DE MODO A EVITAR INTOLERÂNCIAS E FANATISMOS; DE QUALQUER MODO, O RESPEITO MÚTUO E TOLERÂNCIA RELIGIOSA DEVEM PERMANECER NESSAS DATAS ESPECIAIS

Por Mariano Soltys, filósofo e professor

A comemoração de Halloween, que na verdade significa a véspera de todos os santos, combina bem com a visão cristã de orar pelas almas, uma vez que também nesse dia das bruxas se busca afastar os espíritos, no caso, com as fantasias. Contudo, há de se diferenciar a festa das crianças, muito saudável, de uma forma de combate contra o cristianismo, o que dificilmente parece ocorrer.

Na verdade, se pode guardar feriado religioso, ainda além da Católica, o fato de Martinho Lutero ter colocado suas 95 teses na Alemanha, assim dando início à linha reformada cristã, a que chega até protestantes e evangélicos. O momento é de alguma importância, seja pela linha pagã, menor, e na cristã, maior.

Colheita

Purgatório – O Halloween vem de 2500 anos atrás, da época de fim de verão, de modo que se fazia colheita e a comemorava, além de outras tradições e lendas na data. Já para os cristãos católicos, se pode pensar no purgatório, que seria um momento de ainda as almas terem a chance de irem para o céu, por pecados não veniais, assim podendo os cristãos orarem por suas almas, o que não tem mal algum.

O Dia de Finados assim é importante, além de outros pontos de vistas, como de cristãos espíritas, de seicho-no-iê – tanto a oração é importante, quando de cuidar de túmulos e venerar antepassados, ter gratidão para com aqueles que já se foram.

Mas sobre crianças comemorarem a data, de nada mal há, uma vez que o significado da palavra Halloween é a véspera de todos os santos, logo se unindo a data dos Finados, em significado.

Importância social

Respeito – De 31 de outubro até 2 de novembro resta que a comemoração e a brincadeira, senão atos de fé e respeito para com os mortos, suas almas, tudo isso tem importância social e significado, ou mesmo ao se lembrar da Reforma Luterana, com a tradução da Bíblia, o maior acesso das Escrituras Sagradas ao povo, bem como a justificação pela fé, a que a Igreja Católica também reconhece, por documentos e tratados a que assinou com Igreja Luterana e outras.

Logo, as brincadeiras com doces, fantasias e todo o mais são apenas traços culturais da influência americana, mas também saudáveis e em nada prejudicam a família cristã de onde vieram esses infantes.

Para os jovens, bom é explicar a data cristã e deixar que comemorem ou vivam sua juventude, de modo a evitar intolerâncias e fanatismos. De qualquer modo, o respeito mútuo e tolerância religiosa devem permanecer nessas datas especiais.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *