TOMBAMENTO DE CARROÇA FÚNEBRE MUNICIPAL É OFICIALIZADO

ARTE E CULTURA SÃO BENTO DO SUL

Bem foi utilizado durante muitos anos pela comunidade até ser doado ao poder público

Em solenidade na manhã desta quarta (24), reunindo autoridades, representantes da comunidade, membros do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico (Compah), familiares de Frederico Fendrich Filho, foi oficializado o tombamento da carroça fúnebre, agora reconhecida como patrimônio histórico do município.

A carroça, que por décadas conduziu os cortejos fúnebres da cidade, simboliza o respeito e a tradição dos rituais de despedida. “Mais do que um objeto, ela guarda histórias de vida, saudade e homenagens, sendo testemunha silenciosa de uma parte importante da cultura local”, divulgou a administração pública.

Doado
1992 –
O veículo representa as práticas funerárias tradicionais da cidade e da região entre as décadas de 1930 e 1970. O bem foi utilizado durante muitos anos pela comunidade até ser doado à Prefeitura.

Em 1992, recebeu uma restritiva e foi disposta no cemitério municipal central. Recentemente, o veículo foi restaurado pelo filho de Frederico Fendrich Filho, resgatando um sonho da família de recompor e preservar esse patrimônio.

Em 21 de agosto de 2022 a carroça foi utilizada para trasladar os restos mortais do Padre Fidélis Tomelin do Cemitério Municipal para a Igreja Matriz do Puríssimo Coração de Maria, sendo acompanhado por centenas de fiéis. Em 20 de fevereiro de 2024, foi entregue à comunidade a finalização da reforma do expositório da histórica carroça fúnebre pela Secretaria de Obras.

Acervo histórico
Técnicas de marcenaria –
Com o tombamento oficial, a carroça passa a integrar o acervo histórico do município. O ato representa também o reconhecimento das técnicas de marcenaria empregadas em sua construção, valorizando o saber-fazer tradicional que compõe a identidade são-bentense.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.