CAROLINA CRISTOFOLINI (VETERINANDO): A GRIPE TAMBÉM ACOMETE OS CÃES

SÃO BENTO DO SUL VETERINANDO

Esse vírus é proveniente do mesmo gênero que adoece os humanos, porém com subtipos que atacam somente os animais

Por Carolina Cristofolini,
médica-veterinária

Assim como nos seres humanos, a gripe também acomete os cães. É uma doença respiratória infecciosa causada pelo vírus influenza A. Esse vírus é proveniente do mesmo gênero que adoece os humanos, porém com subtipos que atacam somente os animais. O primeiro subtipo identificado é o H3N8, originado inicialmente em cavalos, que sofreu mutação e acabou infectando também os cães.

É preciso estabelecer a diferença entre gripe canina e traqueobronquite infecciosa canina, também conhecida por muitas pessoas como gripe canina ou tosse dos canis. Enquanto a gripe canina é causada pelo vírus influenza A, a traqueobronquite infecciosa canina é fruto da infecção por parainfluenza, bordetella e adenovirus. E a traqueobronquite é mais agressiva podendo evoluir até para uma pneumonia.

Sintomas
Vacina –
Os sintomas da gripe canina são bem semelhantes ao dos humanos: tosse, espirros, secreção nasal (coriza), olhos lacrimejantes, febre, letargia, perda de apetite, dificuldade de respirar, respiração rápida (em geral curta e com ruídos, devido à secreção).

Atualmente, existe vacina para a gripe canina, sendo ofertada nas formas injetável, intranasal e oral e pode ser realizada a partir das 8 semanas de vida do cão. A vacina não previne que o cão contraia a doença, por isso é sempre importante ficar de olho nele em dias mais frios e chuvosos. Porém vai prevenir de formas mais agudas e prejudiciais da doença.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *