DIEGO ANDRADE (POLITICANDO): O GOVERNO LULA E A BATALHA CONTRA A ESPOLIAÇÃO ECONÔMICA

POLITICANDO SANTA CATARINA

Nós, meros pagadores de impostos, sofremos para manter os privilégios de meia dúzia, que vivem do sangue e do suor dos menos favorecidos

Por Diego Andrade, professor

Lula e Haddad lutam contra um mercado impiedoso, que não pensa na população que passa fome. O único pensamento do sistema financeiro é elevar os dividendos daqueles que são privilegiados.

Não há dúvidas que o mercado financeiro foi privilegiado irrestritamente nos seis anos de governos Temer e Bolsonaro. Ambos os governos disseram “amém” para os mandos e desmandos daqueles que lutam para enriquecer cada vez mais.

A chave do Banco Central foi entregue para o capital financeiro, consequentemente os juros nunca foram tão elevados, desencadeando uma série de consequências negativas para à população brasileira, que perde à capacidade de consumo, reduz a possibilidade de conseguir um crédito mais acessível para um simples e importante financiamento. E nesse contexto as empresas tendem a produzir menos.

Transparência
Legislativo e mídia –
O Poder Legislativo também nadou de braçada nos governos citados. O orçamento secreto que foi uma prática iniciada em 2020, e deixou muitas dúvidas em relação à transparência da aplicação dos recursos públicos.

Como sempre, nos últimos 130 anos, a mídia corporativa se deleita nessa “festa pobre que os homens armaram”. Ela vem devidamente mascarada, ocultando seus reais interesses, nos impedindo de “ver quem paga pra gente ficar assim”. Cazuza descreveu a realidade de um período cada vez mais atual.

Rentistas comemoram
Privilégios – O governo que completa um ano e meio no poder busca democratizar o orçamento público, numa guerra aberta com aqueles que buscam usurpar e manter o controle da economia. O mercado financeiro e os rentistas comemoram os juros exorbitantes. Nós, meros pagadores de impostos, sofremos para manter os privilégios de meia dúzia, que vivem do sangue e do suor dos menos favorecidos.

Políticas públicas
Entreguistas – E qual a fórmula mágica para governar o país sem se render ao capital? Lula e Haddad têm que se virar nos 30 para responder essa questão. Reconstruir as políticas públicas destruídas por governos entreguistas é o primeiro passo para amenizar o sofrimento do povo brasileiro. E isso o atual governo está fazendo muito bem.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *