Não estão descartadas ocorrências como vento forte, raios, granizo, destelhamentos, alagamentos e enxurradas
O forte aquecimento, a disponibilidade de umidade e o processo de formação de uma intensa frente fria voltam a desestabilizar a atmosfera no Estado de Santa Catarina entre a tarde e noite do sábado (20) e principalmente no decorrer do domingo (21) e início da segunda-feira (22), quando são esperados a formação de temporais, sendo alguns severos, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas.
Entre a tarde e noite do sábado (20), a instabilidade ocorre de forma mais irregular associada ao calor e disponibilidade de umidade, na forma de temporais bastante isolados, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, oferecendo risco baixo para ocorrências associadas.
Planalto Norte
Frente fria – Entre a madrugada e manhã do domingo (21), a aproximação de uma frente fria pelas áreas de Santa Catarina que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, como o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, aumenta a condição para tempestades, sendo algumas severas, com intensas rajadas de vento, raios e eventual precipitação de granizo.
Entre o início da tarde e noite do domingo (21), as instabilidades associadas a tempestades, sendo algumas severas, alcançam áreas como a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e inclusive no Planalto Norte, que engloba municípios como São Bento do Sul e Rio Negrinho. Neste período, a chuva segue ocorrendo nas demais regiões e ainda permanece a condição para temporais, especialmente no Oeste do estado.
Recomendações
Local abrigado – Confira as recomendações da Defesa Civil
-Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
-Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
-Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
Por Fernando Rafael e Caio Guerra, meteorologistas
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.