Cada unidade descartada corretamente representa menos um foco potencial do mosquito Aedes
A Vigilância Sanitária de São Bento do Sul participa do projeto de recolhimento de pneus inservíveis, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com a entidade gestora do sistema de Logística Reversa Reciclanip. O objetivo é dar a destinação ambientalmente correta a pneus sem uso, colaborando com o meio ambiente e com a saúde pública, especialmente no combate à dengue.
“Cada pneu descartado corretamente representa menos um foco potencial da dengue. Essa é uma campanha que une saúde e meio ambiente”, afirmou Maico Luckmann, biólogo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC).
Além do impacto ambiental, o programa atua diretamente na prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, Zika e chikungunya. Pneus descartados de forma inadequada acumulam água parada, tornando-se criadouros ideais para o mosquito.
Penso, logo destino
86 mil unidades – Na edição realizada no primeiro semestre deste ano, 115 municípios catarinenses se inscreveram e foram coletados mais de 86 mil pneus inservíveis, marcando o maior volume já registrado. Para esta nova campanha, a meta é ampliar a adesão dos municípios e superar os números anteriores.
Conforme o coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), Cícero Brasil, a iniciativa, pioneira no País, tem alcançado êxito por meio da colaboração entre diferentes áreas.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.