Iniciativa permite que moradores troquem materiais por alimentos
Alvo de reportagem do “Globo Rural”, tradicional programa da televisão brasileira, o programa “Câmbio Verde” recolheu mais de 88 toneladas de materiais recicláveis no primeiro semestre de 2025. A iniciativa permite que moradores troquem materiais recicláveis como plástico, papel, metal e vidro por alimentos frescos, como frutas, legumes e verduras.
A próxima edição do programa será realizada nesta sexta-feira (4), das 6h às 11h, na Praça CEU das Artes, no bairro Serra Alta. Os interessados devem entregar os recicláveis devidamente limpos e separados. Após a pesagem, os participantes recebem tickets equivalentes ao peso do material, que podem ser trocados pelos alimentos disponíveis.
Compra direta
Impactos – Também há a opção de comprar os produtos diretamente, sem necessidade de troca.
De acordo com o diretor-presidente do Samae, Osvalcir Peters, o programa tem impacto positivo tanto ambiental quanto social.
“Estamos incentivando a prática da reciclagem, apoiando os produtores locais e oferecendo alimentos saudáveis à população. Em breve, expandiremos o programa para mais bairros da cidade”, destacou.
Próximas edições
Confira – Confira as próximas edições:
-11 de julho: Bairro Cruzeiro, ao lado do antigo Supermercado Belém
-18 de julho: Bairro Centenário, na Capela São Paulo Apóstolo.
Parceria
Ação conjunta – O Câmbio Verde é uma ação conjunta do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, da Epagri, da Coopercat e da Aprosul.
Foto Reprodução/Divulgação Rede Globo
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.