UTILIZADO INDEVIDAMENTE, ECOPONTO É DESATIVADO EM SERRA ALTA

SÃO BENTO DO SUL

Estrutura estava localizada na Praça CEU das Artes

O Samae Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de São Bento do Sul desativou nesta segunda (8) o ecoponto localizado na Praça CEU das Artes, no bairro Serra Alta. A estrutura metálica, que havia sido adaptada para o recebimento de materiais recicláveis, foi retirada devido ao uso inadequado por parte de moradores e empresas, segundo o governo municipal.

De cordo com o Samae, o local vinha sendo utilizado para descarte de resíduos não recicláveis, como entulhos, restos de móveis, lixo comum e até animais mortos, o que acabou comprometendo a proposta original do espaço e gerando acúmulo de sujeira. Com a remoção da estrutura, o local foi limpo e a Prefeitura reforça as opções corretas de descarte disponíveis na região.

Alternativas
Outras opções –
A comunidade do bairro Serra Alta ainda conta com a lixeira subterrânea instalada recentemente na mesma praça. O equipamento moderno é dividido para recebimento de resíduos orgânicos e recicláveis e possui sensores que indicam o nível de enchimento, otimizando a coleta e evitando transbordamentos.

Além disso, a coleta seletiva com o uso do “saco laranja” segue ocorrendo normalmente no bairro, às segundas e sextas-feiras. Outra iniciativa mantida pela administração municipal é o programa São Bento Sempre Limpa, que promove ações de conscientização e limpeza urbana.

A população também pode participar do programa “Câmbio Verde”, com edições mensais que permitem a troca de materiais recicláveis por frutas e verduras de agricultores locais, incentivando a destinação correta dos resíduos e o apoio à agricultura familiar.

LEV
Descartes maiores –
Para volumes maiores ou resíduos específicos, o Local de Entrega Voluntária (LEV), situado na rua Ladislau Jelinsky, no bairro Brasília, continua sendo uma alternativa.

O espaço recebe móveis, restos de construção, madeira, óleo de cozinha e outros materiais, com exceção de resíduos orgânicos domiciliares, industriais, de saúde ou agrotóxicos.

O LEV funciona todos os dias, das 7h às 19h, e está à disposição da comunidade para contribuir com uma cidade mais limpa e sustentável.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.