SÃO 142 MUNICÍPIOS PREJUDICADOS PELAS CHUVAS

SANTA CATARINA

DESTES, 112 EMITIRAM DECRETO DE EMERGÊNCIA, CONTABILIZANDO ALAGAMENTOS, DESLIZAMENTOS E QUEDA DE GRANIZO

As chuvas causaram prejuízos e transtornos em 142 municípios catarinenses até agora, conforme o governo estadual. Destes, 112 emitiram decreto de emergência. Foram contabilizados, desde o último dia 4 de outubro, registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões.

Equipes municipais contam com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar, da Assistência Social e demais estruturas do governo do Estado, além de auxílio da Marinha, do Exército e da Polícia Rodoviária Federal continuam prestando atendimento aos afetados.

Na região – Conforme as informações mais recentes, há interdição na SC-418/Serra Dona Francisca para o tráfego de caminhões. A ponte sobre o rio Canoinhas, na BR-280, igualmente foi fechada. A BR-376, em Guaratuba, também foi interditada. Em Corupá (BR-280), no km 92, a serra permanece sem trânsito.

Aviso Meteorológico

Condições geológicas – As condições geológicas para deslizamentos estão em níveis de alerta para as regiões de Planaltos e todo o Vale do Itajaí, devido ao acumulado de chuvas registradas no estado nos últimos dias. Todas as regiões do Estado já apresentam solo encharcado e ocorrências pontuais de movimentação de massa. Dessa forma, recomenda-se atentar-se aos sinais como, rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo.

Previsão do tempo

Sexta – Na sexta-feira (13), ainda há condições para chuva fraca entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e norte do estado devido ao fluxo de umidade do oceano em direção à costa provocado por uma área de alta pressão. Já no Grande Oeste, o mesmo sistema mantém o tempo nublado.

Apesar de as chuvas cessarem, o risco continua alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais. As temperaturas no amanhecer ficam relativamente baixas em comparação aos dias anteriores, com mínimas abaixo de 5°C na serra e entre 9°C e 12°C no Grande Oeste e Planalto Norte. 

Sábado – No sábado (14), o tempo firme com variação de nuvens predomina em Santa Catarina, mas há possibilidade de chuviscos no norte catarinense.  Devido aos altos acumulados registrados nos dias anteriores, o risco continua alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais.

Os ventos sopram de quadrante leste, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas ficam abaixo dos 5°C na serra, variam entre 9°C e 12°C no Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Sul e variam entre 14°C e 17°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas variam entre 22°C e 25°C no oeste e entre 17°C e 20°C no litoral.

Tendência para os próximos dias

Domingo e segunda – No domingo (15),uma área de baixa pressão favorece o retorno das chuvas pelo estado, mas com intensidade fraca. Na segunda-feira (16), o fluxo de calor e umidade da região norte volta a ficar direcionado para SC, provocando temporais e chuvas intensas principalmente do Extremo Oeste aos planaltos.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *