ÔNIBUS DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER CHEGA A SÃO BENTO

SÃO BENTO DO SUL

Veículo é utilizado para orientar sobre os direitos femininos

O ônibus de prevenção da violência contra a mulher, conhecido como “Ônibus Lilás”, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família, continua sua ação itinerante no mês de setembro e percorre 15 municípios das regiões Norte e Sul de Santa Catarina. A programação inicia no dia 8, em São Bento do Sul.

“Essa iniciativa mostra o compromisso em apoiar os municípios e proteger as mulheres catarinenses. É um momento de informação, cultura e união pela vida das mulheres”, disse a secretária de Assistência Social de São Bento do Sul, Marina dos Santos.

No período da manhã, em São Bento do Sul, estão previstas atividades com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Serra Alta. São atividades culturais, música e teatro; apresentação de dança com as mulheres dos grupos do Cras; dinâmicas com o tema de violência doméstica; participação dos grupos de musicalização, prolongamento da memória, arteterapia e grupo de mulheres.

Sequência
Programação –
À tarde, a equipe do Centro da Mulher organizou desde atividades físicas ao ar livre, dança folclórica com o grupo da terceira idade, até a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB por Elas), da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami); da Casa da Amizade, Rede Catarina; além das voluntárias de diversas áreas que atuam para ajudar outras mulheres, as chamadas Soroptimistas.

Outros municípios
Rio Negrinho –
Em setembro, o ônibus vai percorrer 15 municípios de Santa Catarina. Depois de São Bento do Sul (dia 8), o ônibus passa por Rio Negrinho (9), Irineópolis (10), Três Barras (11), Canoinhas (12), Penha (13), Navegantes (15), Camboriú (17), Balneário Camboriú (18), Itapema (19), Orleans (22), Lauro Muller (23), Cocal do Sul (24), Urussanga (25) e Morro da Fumaça (26).

O veículo
Orientações –
O Ônibus Lilás é utilizado para orientar sobre os direitos da mulher e violência doméstica, bem como divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. O ônibus está dividido em salas para garantir um atendimento privativo e humanizado, para quem desejar conversar de forma mais discreta.

O intuito do governo é levar informação sobre todos os tipos de violência, incentivar as denúncias e contribuir para o fim do ciclo da violência contra a mulher, incluindo a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, conforme previsto na Lei Maria da Penha.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.