Programa encerrou a série de 11 formaturas de 2024
Após dois meses de eventos pelo Estado, o programa Novos Caminhos encerrou a série de 11 formaturas de 2024. Foram certificados em cursos profissionalizantes 743 jovens que vivem em serviços de acolhimento, e reconhecidas 802 empresas parceiras.
Também foram homenageados 523 voluntários do programa, 211 integrantes das equipes técnicas e representantes de 227 abrigos. A série começou em Araranguá em outubro. Depois passou por Luzerna, Blumenau, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Itajaí, Joinville, Concórdia, Chapecó, Palhoça e São Miguel do Oeste.
Trabalho
Lares provisórios – Para jovens abrigados, ter trabalho é importante porque, quando completam 18 anos, precisam deixar os lares provisórios e seguir a vida sozinhos. O programa foi criado em 2013 em parceria entre Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação Catarinense de Magistrados (AMC). Nestes 11 anos, já viabilizou 14,7 mil matrículas em educação básica e cursos profissionalizantes, 1,6 mil atendimentos psicológicos e odontológicos e gerou 1,7 mil empregos.
Lares provisórios
Proteção – Os jovens atendidos foram enviados aos lares provisórios, pela Justiça, por medida de proteção, porque em casa enfrentavam problemas como violência doméstica, morte dos pais e abandono dos responsáveis. Nenhum deles está em conflito com a lei.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.