“ECONOMIA CIRCULAR NA PRÁTICA”, DO SAMAE, É FINALISTA DE PRÊMIO

SÃO BENTO DO SUL

AUTARQUIA PARTICIPA COM OS TRABALHOS DA USINA DE PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS, NA CATEGORIA PODER PÚBLICO, CUJA FINAL ESTÁ MARCADA PARA O DIA 26

O projeto Economia Circular na Prática, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de São Bento do Sul, está concorrendo ao Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina (ODS SC 2023), na categoria Poder Público. O prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar as iniciativas mais inovadoras e transformadoras em Santa Catarina, que estão alinhadas com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


O projeto inscrito tem como base o trabalho realizado na Usina de Processamento de Resíduos (UPR), que iniciou em 2022. No processo de trabalho, o lixo, que chega envolto em sacolas plásticas é composto basicamente por 50% do resíduo orgânico e o resto tem diversos materiais, como vidro, plástico e papelão, passa por uma máquina que abre as sacolinhas dentro de uma esteira de triagem, tiram o alumínio e os materiais nobres, que são triturados e entram em outro sistema.

Biodigestor

Biogás – O material orgânico vai para um sistema chamado biodigestor, que fermenta aquele material e produz o biogás, que, por sua vez, alimenta o motor que está acoplado a um gerador de energia elétrica. A energia elétrica gerada é injetada na rede da Celesc, abatendo o valor correspondente da fatura do Samae.

“Pré-operação”

Melhorias – “Iniciamos em fevereiro de 2022 com um processo chamado de ‘pré-operação’, a qual que rodou até agosto de 2023. Com base nessa pré-operação fizemos algumas melhorias operacionais no projeto e estamos licitando a contratação da mão de obra definitiva, que está agendada para o dia 27”, comenta Osvalcir Peters, diretor-presidente do Samae.



Finalistas

Concorrentes – O prêmio está na sua quarta edição. Após dois meses de classificação e avaliação, a equipe avaliadora divulgou os finalistas no dia 17. O projeto são-bentense concorre na categoria Poder Público, com outros dois finalistas: o projeto de Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social de Blumenau e o Projeto Hortas Solidárias Urbanas da Prefeitura Municipal de São José.

A premiação ocorre no dia 26 de outubro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *