Unidade será construída no bairro Serra Alta a partir do ano que vem
O governo estadual anunciou a construção de 11 Centros de Atendimento à Pessoa Idosa (Capi) em diferentes regiões do Estado, e São Bento do Sul está entre os municípios contemplados. A nova estrutura será construída no bairro Serra Alta, com previsão de início das obras em janeiro de 2026.
O investimento, que faz parte de um pacote de mais de R$ 82 milhões do Estado, tem como objetivo fortalecer a rede de proteção social e oferecer mais qualidade de vida à população idosa, que já representa 15,56% dos catarinenses. Cada unidade terá investimento médio de R$ 7,5 milhões.
Estrutura
Atendimento – Com mais de 1.200 metros quadrados, o espaço contará com piscina para hidroterapia, ambulatório, refeitório, salas de oficinas, espaço multiuso e ambientes de convivência.
A previsão é que cada Capi possa atender até mil idosos por mês, oferecendo atividades voltadas à saúde física, cognitiva e social, como oficinas de tecnologia para inclusão digital, jogos, dança, hidroginástica, exercícios de raciocínio e programas de reinserção social.
A secretária estadual de Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, destacou que os centros serão entregues totalmente equipados, cabendo aos municípios a organização das equipes de atendimento.
“Nossa intenção é ofertar serviços destinados a promover o bem-estar da população idosa, garantindo autonomia e protagonismo. Estamos atentos às demandas e fortalecendo a rede de proteção”, afirmou.
Conquista
Impacto – A secretária municipal de Assistência Social, Marina Santos, comemorou a conquista e ressaltou o impacto positivo que o centro trará para São Bento do Sul: “Esse será um espaço que proporcionará acolhimento, atividades e saúde aos nossos idosos. É uma grande vitória para a cidade e um investimento que reflete cuidado e respeito com quem tanto já contribuiu para a nossa comunidade”.
Expectativa de vida
Projeções – Santa Catarina é o estado com maior expectativa de vida do Brasil e, segundo projeções, até 2034 cerca de 20% da população terá mais de 60 anos. A construção dos Capis é uma resposta ao envelhecimento populacional e à necessidade de políticas públicas voltadas a esse público.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.